terça-feira, 8 de abril de 2008

Economia

poste sobre economia aki!

2 comentários:

holanda disse...

Economia Próspera

Característica das relações sócio-econômicas neerlandesas é a forma de deliberação estrutural e intensiva entre o estado, as empresas e os sindicatos. Esta característica fez nascer uma economia próspera e estável, desde sempre fortemente orientada para o contexto internacional e que pertence às 15 economias mais fortes do mundo. Com suas avançada infra-estrutura no âmbito dos transportes, tanto de bens e pessoas como de dados eletrônicos, os Países Baixos são um importante entroncamento para as empresas que operam mundialmente. O porto marítmo de Roterdã, há mais de trinta anos o maior do mundo, forma o ponto central de distribuição para o interior europeu e o Aeroporto Schiphol de Amsterdã é o quarto aeroporto da Europa. No âmbito da União Européia, as empresas de transporte neerlandesas são responsáveis por 40% dos transportes sobre a água e 25% dos transportes via terrestre. Além disso, há imensas empresas multinacionais que têm suas raízes nos Países Baixos, tais como a Philips, a Akzo Nobel, a Shell, a Unilever e a Reed Elsevier.

A imagem dos Países Baixos como nação comerciante não foi alterada ao longo dos séculos. Ainda hoje os resultados do comércio internacional contribuem com mais da metade para o Produto Interno Bruto, com um quase já tradicional excedente na balança comercial e um saldo positivo na balança de pagamento como prova. Esses excedentes são, sobretudo, alcançados no mercado europeu; cerca de oitenta por cento dos mercados de escoamento encontram-se na Europa, enquanto que os mercados asiáticos, americanos e africanos já desde séculos permanecem mercados fiéis. Por outro lado - entre outros motivos pela sua localização e excelentes facilidades de distribuição - os Países Baixos são vistos por muitas empresas de outros países (também de países não-europeus), como o local ideal para se estabelecerem.

Os seguintes setores desempenham um papel de relevo na economia neerlandesa:
- Agricultura e pecuária
- Comércio
- Transporte e comunicação
- Química
- Metalurgia
- Eletrotécnica
- Produção e distribuição de gás natural
- Transformação de alimentos
- Prestação de serviços comerciais

Devido ao alto nível de automatização, as empresas nesses setores podem operar competitivamente em termos mundiais, tanto a partir dos Países Baixos como a partir das suas unidades de produção no exterior. O comércio internacional é apoiado por um forte setor financeiro: os bancos ABN AMRO Bank, Raibobank e ING Bank estão entre os 25 maiores bancos do mundo. Nos últimos vinte anos, o setor de serviços nos Países Baixos cresceu até se tornar o maior setor econômico. Outros serviços bem desenvolvidos são, por exemplo, o setor gráfico e a indústria eletrotécnica.

Com a exploração de consideráveis campos de gás natural no norte do país, os Países Baixos são o maior produtor de gás natural da Europa ocidental, mas, além desta, dispõe de poucas matérias primas naturais. É por isso que se dá tanta atenção à melhoria e à exploração do conhecimento. O Ministério dos Assuntos Econômicos conduz, por isso, uma política ativa para a tecnologia, com subsídios à disposição de todas as empresas sediadas nos Países Baixos. A agricultura foi um dos setores que lucrou com o alto nível do ensino, da pesquisa e informações genericamente voltadas para a prática. Embora a superfície agrícola neerlandesa, na escala mundial, seja pequena, os Países Baixos são, mesmo assim, um dos maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo, principalmente no que se refere às flores e aos laticínios. A lavoura, por exemplo, prova que o setor agrícola pode poupar a natureza e mesmo assim passar por um crescimento econômico saudável. A quantidade de área agrícola nos Países Baixos diminuiu consideravelmente nas últimas décadas, mas através da proteção biológica da vegetação e do desenvolvimento avançado de raças, a produtividade por hectare teve um aumento significativo.
http://www.brasileirosnaholanda.com/holanda/holanda.htm

Anônimo disse...

ajudou muito esse bang aae , mano eé noiz na fita !