terça-feira, 8 de abril de 2008

Geografia

poste sobre a geografia da holanda aqui!!

7 comentários:

holanda disse...

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Os Países Baixos é um país da Europa Ocidental situado a beira do Mar do Norte, na desembocadura dos rios Rine e Mosa.Limita com a região Bélgica ao sul e com a Alemanha a Leste. O seu território é parte da planície do Norte da Europa e o seu relevo,que raramente ultrapassa os 50m da sua máxima altitude em Limburgo, 322 metros.

No nordeste extende-se uma região de restos de glaciares, argilosos e arenosos, de bosques e pântanos.Ao sudeste do Rin, o campo, de solo arenoso, apresenta marcos parecidos, enquanto a zona de Limburgo é uma planície calcárea mais fértil.Os rios principais são o Rin e o Mosa.

A parte oeste tenta ganhar a batalha contra o mar,pois quase metade do país está abaixo do nível do mar.O reforçamento das defesas naturais, formadas porlinhas de dunas, e a construção de diques tem permitido ganhar ao mar regiões argilas férteis, chamadas pólderes.Uma rede de canais e estações de bombeo, ...depois eu contunuo

holanda disse...

...e estações de bombeo, impulsionadas antigamente por moinhos de vento e na atualidade por vapor e eletricidade, asseguram a drenagem e a eliminação do sal.Desta maneira, cresce a superfície das terras agrícolas.

A rede hidrográfica contribui muito para formar o caráter físico e a economia do país.Está formada principalmente pelos rios Rin e Mosa, elevados acima da planície sobre os seus férteis aluviones e pelo seu delta, o maior da Europa.

A Waterland é uma região característia dos Países Baixos, trata-se de uma zona pantanosa pela que discorrem canais e canhos. Por causa do afundamento do terreno e a crescida do nível do mar, estas terras acham-se em evolução constante.

A costa dos Países Baixos está formada por uma linha de dunas, as quais começam a formar-se por volta de cinco mil anos.Por isso, podemos achar dunas antigas pouco elevadas, cobertas por dunas mais jovens.

Unknown disse...

Localização
A cidade se localiza entre os rios Amstel e Schinkel, na chamada baia de IJ.

holanda disse...

Os Países Baixos são comumente conhecidos em português (e também noutros idiomas) como Holanda, todavia esta é uma denominação imprópria, pois "Holanda" é apenas uma das regiões dos Países Baixos, hoje formada pelas províncias da Holanda Setentrional e Holanda Meridional.

Países Baixos

Em neerlandês (idioma também erroneamente denominado "holandês") o nome do reino europeu é Nederland, composto dos termos neder ("baixo") e land ("terra", "país") e cuja tradução literal seria País Baixo ou Neerlândia. O uso do nome no plural tem origem no período histórico da existência da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, de 1581 a 1795. A motivação onomástica é evidente, pois "Países Baixos" remete à situação topográfica da zona em que se encontra, formada por pântanos e planícies em sua maioria a poucos metros abaixo do nível do mar.

O topônimo Holanda é comumente usado como sinônimo de Países Baixos como um todo, contudo faz referência a apenas à parte centro-oeste do país. Esta parte consiste em apenas duas das doze províncias dos Países Baixos, que são a Holanda Setentrional e a Holanda Meridional

Historicamente, a Holanda foi a mais poderosa província dos Países Baixos, o que explicaria de certa forma o emprego deste.

O nome Holanda em detrimento de Países Baixos é também usado coloquialmente pelos próprios neerlandeses, principalmente para se referir à sua seleção nacional de futebol.

Em algumas províncias dos Países Baixos, especialmente na Frísia e em Limburgo, o gentílico holandês é usado em sentido pejorativo para identificar os supostamente arrogantes habitantes da Holanda do Norte e da Holanda do Sul. Geralmente, habitantes de outras províncias não apreciam ser chamados "holandeses".

A confusão existente entre a parte (Holanda) pelo todo (Países Baixos) também ocorre noutros países, como o uso de Inglaterra para fazer referência a todo o Reino Unido e, antigamente, o uso de Rússia como sinônimo de União Soviética.

A etimologia do topônimo "Holanda" não é totalmente clara, mas mais provável é que o nome seja composto de "holt" (bosque ou selva) e "land" (terra ou país), literalmente "país dos bosques".

holanda disse...

Muitas áreas baixas estão protegidas por diques e barragens. Partes dos Países Baixos, inclusive quase toda a moderna província da Flevolândia, foram conquistadas ao mar - estas áreas são conhecidas como pôlderes. O país é cheio de canais e o transporte fluvial torna-se um dos principais meios de exportação e importação.

A localização geográfica dos Países Baixos é bastante favorável em relação à Europa. Do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, é possível chegar a Berlim, Londres ou Paris em apenas uma hora de vôo.

O país é dividido em duas partes principais pelos rios Reno (Rijn), Waal e Mosa (Maas). Há muitos dialetos falados a norte e sul desses grandes rios.

Os ventos predominantes no país são de sudoeste, o que causa um clima marítimo moderado, com verões agradáveis e invernos suaves.

Capital Amsterdão1
51° 55' N 5° 34' E
Cidade mais populosa: Amsterdão
Língua oficial: neerlandês2
Governo: Monarquia constitucional
- Rainha: Beatriz
- Primeiro-ministro: Jan Peter Balkenende
Independência: da Espanha
- Declarada > 26 de julho de 1581
- Reconhecida> 30 de janeiro de 1648
Entrada na UE> 25 de Março de 1957
Área
- Total: 41,526 km²(16,033º)
- Água (%): 18.41
População:
- Estimativa de 2007> 16,570,613 hab. (61º)
- Censo 2001> 16,105,285
- Densidade> 395 hab./km² (23º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2006:
- Total: $541 bilhões USD (23º)
- Per capita> $35,078 USD (7º)
IDH (2006) 0,953 (9º) – alto
Moeda: Euro3 (EUR)
Fuso horário: CET (UTC+1)
- Verão (DST): CEST (UTC+2)
Org. internacionais: ONU (OMC), União Européia
Cód. ISO: NLD
Cód. Internet: .nl4
Cód. telef.: +31

holanda disse...

Abaixo do nível do mar
A luta contra a água perpassa a história dos Países Baixos como um fio condutor. Quase um quarto dos Países Baixos, uma área que abriga cerca de sessenta porcento da população, está abaixo do nível do mar. Grandes extensões do território foram conquistadas a zonas onde, antigamente, só existia água. Além disso, ao longo dos anos, foram realizadas importantes obras hidráulicas, para dominar a gestão hídrica dos Países Baixos.

Obras do Projeto Delta
Após as grandes inundações de 1953, conjugaram-se todos os esforços para proteger os Países Baixos de uma nova inundação. As obras do projeto Delta, concluídas em 1997, estancaram grandes braços de mar no sudoeste dos Países Baixos. Estes enormes diques foram construídos de modo a que tanto o meio ambiente como a navegação e a pesca sofressem o mínimo possível de conseqüências com este estancamento.

"Waterschappen"
O território neerlandês está dividido nos chamados "Waterschappen", órgãos que cuidam da gestão das águas. Dentro de uma determinada área, estes órgãos são os responsáveis pela irrigação, drenagem, dessecagem, purificação das águas e a manutenção dos rios e canais.

Pôlderes
A parte baixa dos Países Baixos consiste principalmente de pôlderes, zonas que foram drenadas e que ficam protegidas por diques. O nível das águas subterrâneas é regulado artificialmente. Antigamente a regulagem era feita por moinhos de água; hoje em dia, através de instalações de bombeamento modernas.

O Afsluitdijk
O dique "Afsluit", o seja o dique de fechamento, com 32 quilômetros de extensão, une as duas províncias neerlandesas Holanda do Norte e Frísia. O antigo Mar do Sul, "Zuiderzee", ficou deste modo separado do Mar do Norte "Noordzee", e contém agora água doce. No "IJsselmeer", Lago IJssel, como este mar interior hoje é chamado, conseguiu-se conquistar cerca de 1.650 km² de terras.

Pontos mais elevados e mais baixos
O ponto mais alto dos Países Baixos encontra-se no sudeste, onde as fronteiras dos Países Baixos, da Bélgica e da Alemanha convergem. O topo do monte Vaalserberg encontra-se a 321 metros acima do nível do mar. O ponto mais baixo, a 6,7 metros abaixo do nível do mar, encontra-se perto de Roterdã.

Plano Delta Grandes Rios
O Plano Delta Grandes Rios, que data do início dos anos cinqüenta, tem a função de, através do fortalecimento dos diques fluviais existentes, proteger as terras contra inundações dos rios Mosa (Maas) e Reno (Rijn) e seus afluentes. A paisagem, a natureza e a história cultural devem, neste processo, ser preservadas o máximo possível.

Meio Ambiente Sustentável
Numa aspiração comum de conseguir uma política de meio ambiente integrada , com o objetivo principal de desenvolvimento sustentável, o estado e as empresas nos Países Baixos fazem acordos sobre a redução dos danos ao meio ambiente. Em princípio, os diversos setores são, eles próprios responsáveis por um plano de ação para atingirem os propósitos ambientais. Quando um plano demora muito a atingir seus objetivos, o estado intervém através de medidas legais. A rígida legislação ambiental estimula o progresso da tecnologia de meio ambiente. A população também participa ativamente na proteção do meio ambiente, por exemplo, separando o lixo, com o que se promove um tratamento de lixo não lesivo para o meio ambiente.

A grande densidade demográfica, a forte industrialização, o aumento da - tão vital para os Países Baixos - mobilidade e a intensiva gestão nas áreas da agricultura e da horticultura obrigam os Países Baixos a atuar sobre o meio ambiente em todos os níveis ao mesmo tempo. O desencorajamento do uso do automóvel e a promoção do - já em si intensivo - uso da bicicleta, o meio de transporte nacional, são exemplos desta política, bem como a reutilização de produtos ou a coleta de produtos nocivos na agricultura. A economia de energia e a sua produção mediante fontes solares e eólicas, permanecem assuntos atuais.Para promover a proteção ao meio ambiente, o estado emprega tanto incentivos financeiros, como subsídios e multas e benefícios fiscais, quanto instrumentos sociais, como amplas informações.O estado compra e gere valiosas áreas de preservação, que pode designar como patrimônio, e financia também instituições particulares para a compra e gestão de tais áreas. O objetivo é ligar as atuais e as futuras áreas de preservação entre si, de forma a se conseguir uma grande rede natural.
http://www.brasileirosnaholanda.com/holanda/holanda.htm

Unknown disse...

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Os Países Baixos é um país da Europa ocidental situado a beira do Mar do Norte, na desembocadura dos rios Rin e Mosa. Limita com a Bélgica ao sul e com a Alemanha a leste. O seu território é parte da planície do norte da Europa e o seu relevo, que raramente ultrapassa os 50 metros na sua máxima altitude em Limburgo, a 322 metros.

No noroeste extende-se uma região de restos de glaciares, argilosos e arenosos, de bosques e pântanos. Ao sudeste do Rin, o campo, de solo arenoso, apresenta marcos parecidos, enquanto que a zona de Limburgo é uma planície calcárea mais fértil. Os ríos principais são o Rin e o Mosa.

A parte oeste tenta ganhar a batalha contra o mar, pois quase metade do país está abaixo do nível do mar. O reforçamento das defesas naturais, formadas por linhas de dunas, e a construção de diques têm permitido ganhar ao mar regiões de argílas férteis, chamadas pólderes. Uma rede de canais e estações de bombeo, impulsionadas antigamente por moinhos de vento e na atualidade por vapor e eletricidade, asseguram a drenagem e a eliminação da sal. Desta maneira, cresce a superfície das terras agrícolas.

A rede hidrográfica contribui muito para formar o caráter físico e a economia do país. Está formada principalmente pelos rios Rin e Mosa, elevados acima da planície sobre os seus férteis aluviones, e pelo seu delta, o maior da Europa.

A Waterland é uma região característica dos Países Baixos, trata-se de uma zona pântanosa pela que discorrem canais e canhos. Por causa do afundamento do terreno e a crescida do nível do mar, estas terras acham-se em evolução constante.

A costa dos Países Baixos está formada por uma linha de dunas, as quais começaram a formar-se por volta de 5.000 anos. Por isso, podemos achar dunas antigas pouco elevadas, cobertas por dunas mais jovens.