terça-feira, 8 de abril de 2008

Comidas típicas

obaaa comida!! huahuahauhau

poste aqui receitas holandesas!!

22 comentários:

Giô Cecchini disse...

HOLANDA - GASTRONOMIA


Estamos certos de que ficará surpreendido com a extensa variedade de deliciosos pratos que oferece Holanda. Aqui tem confluido diversas raízes culinárias que têm-se misturado e combinado, dando como resultado uma variada cozinha. Para descobrir este apreciado tesouro basta deixar-se seduzir, sem nenhum reparo, pelas cores, aromas e sabores dos seus ingredientes.

O café da manhã realiza-se cedo. Come-se de tudo quer dizer, a oferta é muito variada e abundante. Desde os cafés da manhã a base de doces ou salgados, sem esquecer o chocolate quente, chocomel, que em ocasiões serve-se com nata fresca batida (slagroom). Os sucos de fruta, chás ou café em todos os seus estilos, costumam acompanhar estes suculentos princípios do dia.

O almoço do meio dia é bastante ligeiro, normalmente escolhe-se o estilo "fast food" para não perder o tempo na metade da jornada laboral. Se quiser tomar o prato do dia, e provar a comida holandesa, simplesmente deve dirigir-se aos eetcafé. No entanto, esta hora do dia é uma excelente oportunidade para degustar os deliciosos aperitivos. Para beliscar, nada melhor do que o sanduiche chamado uitsmijter. São populares os saucijzenbroodje, pestéis de hojaldre com carne e os pannekoeken, crepes doces ou salgadas, perfeitas para uma comida ligeira. Se você é dos que preferem doce ou pão para saciar a fome, aconselhamos provar os famosos Droste, pastas de chocolate de forma redonda (fabricam-se em Haarlem); as populares bolachas ao gengibre ou o roggebrood, um pão de centeio que se consome com a sopa de ervilhas.

O jantar é a comida principal em Holanda (entre as 18.00 e 20.00 horas, fechando a maior parte das cozinhas às 22.00 horas), o momento ideal para desfrutar de todas suas maravilhas. Recomendamos começar com um dos pratos mais típicos do país: o rijsttafel ("mesa de arroz"), uma enorme variedade de pratos a base de arroz com diversos acompanhamentos, legumes estofadas, hortaliças com leite de coco, pedaços de carne e aves, peixe, banana frita, e molhos variadas. Depois deste suculento prato há que desfrutar do erwten soep (sopa de ervilhas sem pele), uma das especialidades da comida holandesa. A sua origem diz-se que data do chamado século de Ouro (um prato muito apreciado pelos antigos marinheiros, que encontravam-no muito nutritivo). A parte as ervilhas, o erwten soep, contém batatas, patas de porco, salchichas e salsão, temperado ao gosto, com um pouco de pimenta, uma colher de ajedrea fresca e servido com rabanadas de pão. Continuando com verduras, aconselhamos o boerenkool, outro dos pratos mais populares que prepara-se a base de coles cozidas a fogo lento ou bem, o hutspot, refolgado de carne acompanhado de verduras.

Com respeito ao peixe, graças as suas extensas costas Holanda é um paraíso. Salientam os preparados defumados como o arenque, salmão e anguila. A carne de anguila é muito saborosa, ligeiramente defumada conhece-se como gerookte paling e em uma sandes broodje paling. Os mexilhões podem comer-se fritos em manteiga, mosselen, e os camarões descascados, com diferentes molhos, garnalen. Porém, os frutos do mar não são pratos exclusivos da hora do jantar. Encontrará numerosos locais nos que pode-se provar arenques crus servidos com pepinos e cebolas ou broodje haring, pequenas sandes de arenques. Nestes lugares também pode-se pedir camarões, mexilhões ou sandes de salmão defumado.

A influência das comidas das ex colônias de ultramar, ve-se claramente em alguns pratos que são servidos hoje no país, como são o nasi goreng ou o bami goreng (arroz ou talharines com carne), dois deliciosos pratos indonesios.

Queijos

Os produtos típicos do patrimônio culinário holandes são entre outros o queijo e entre os mais conhecidos encontram-se o Gouda e o Edam. O primero deles é suave e cremoso (quando madura torna-se mais forte e seco), enquanto que o Edam, o famoso queijo de bola holandes, reconhecido no exterior porque leva uma cortiça vermelha, pode ser blando (madurado durante dois ou três meses) ou envelhecido (madurado durante um longo período de tempo que pode atingir os 18 meses). O seu sabor, ligeiramente salgado, varia segundo o tempo de curação.

Bebidas

Em Holanda encontrará numerosas bebidas refrescantes, vinhos importados, sobretudo franceses o do Rin e do Mosa assim como italianos, licores e uma grande variedade de bebidas quentes, especialmente café.

Com respeito à cerveja, as mais conhecidas são a Heineken e a Amstel, de sabor suave. Se preferir sabores mais fortes, recomendamos a Oranjeboom e a Grolsch. Respeito a cervejas "locais", Amsterdan produz a cerveja Columbus, enquanto que Limburgo e Noord-Brabant elaboram a Brand, Bavaria e Gulpen. Deve lembrar que para pedir um fino deve dizer "uma pils", uma dupla conhece-se como "bakkie", enquanto que uma jarra conhece-se como "vaas".

A ginebra (jenever) é outra das bebidas mais populares da Holanda. Existem dos tipos de ginebra, uma jovem, seca e transparente (jonge jenever) e a velha (oude jenever). Se ainda gosta mais envelhecida recomendamos a zeer oude. Outro tipo de ginebra é a Bols, uma marca muito conhecida que envasa o licor em bonitas garrafas de Cerâmica e que costumam ir perfumadas com gosto de limão ou a groselha.

Em ocasiões a ginebra acompanha à cerveja em um pequeno copo de licor (conhece-se por borrel); se é isso o que quiser, deverá pedir um kopstoot.

Se você é dos que preferem bebidas fortes, então deverá perguntar pelo Vieux, conhaque holandes; pelo elske uma aguardente típica da região de Maastricht elaborada com bayas e cortiça de aliso ou pelo curaçao (herença das Antilhas Neerlandesas), aguardente de cana de açúcar, açúcar de cana e cortiça de laranja. Para gargantas mais ligeiras, nada melhor do que um advocaat, ponche a base de ovo. Lembre-se que nos estabelecimentos chamados proeflokalen, só servem álcools de alta graduação.

Giô Cecchini disse...

Ingredientes
Categoria da Receita:
Lanches
Dificuldade de Preparo da Receita:
fácil
Temperatura da Receita:
frio
Rendimento da Receita:
50 unidades

* • 2½ copos americanos (250 g) de farinha de trigo
* • 1 copo americano de açúcar granulado
* • 1 pitada de sal
* • 50 g de amêndoas sem pele picadas
* • 150 g de manteiga ou margarina sem sal
* • 2 (40 g) gemas

Preparo da Receita

Misture a farinha com a manteiga e o sal. Amasse a mistura sobre a mesa com a ajuda de um pouco de farinha, até formar uma massa homogênea. Deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa com o auxílio de um rolo, até atingir a espessura de 0,5 cm. Corte os biscoitos no formato de meia-lua, pincele com as gemas e salpique as amêndoas já misturadas com o GRANÇÚCAR. Coloque em assadeira untada e polvilhada com farinha
Asse em forno preaquecido.
Dica para esta receita

Para dar o formato de meia-lua aos biscoitos, corte a massa usando forma própria, ou a boca de uma xícara (café).

Não aconselhamos o uso de Microondas.

Congelamento Único Indicado. Prazo de Congelamento: 1 Mês.

Modo de congelamento: Embale, extraia o ar, etiquete e congele.
Modo de descongelamento: Descongele em geladeira, na embalagem.

Fonte: Açúcar União / Vitória Ieda B. Silva - Curitiba-pr


Beijooo

holanda disse...

Vlw gio!!!!!
primeira a coments sobre comida ^^
huhauhauaua

Unknown disse...

Croquetes - Kroketten

Ingredientes:
150g de carne magra de vitela
1 ½ dl de água
sal
cebola, cenoura, salsa
tomilho, noz-moscada e pimenta branca em grão
20g de manteiga
20g de farinha de trigo
02g (duas gramas) de gelatina
½ colher de sopa de creme de leite fresco (slagroom) ou leite
umas gotas de suco de limão
farinha de rosca
1 ovo para empanar (uma clara de ovo batida com uma colher de sopa de água)
óleo para fritar
salsa

Modo de praparo -

Ferva 1 ½ dl de água. Junte a carne, os legumes, o sal e os outros temperos e, quando a fervura levantar, deixe cozer cerca de 30 minutos, até que a carne fique macia. Coe o caldo e, se preciso, adicione água até obter 1 ¼ dl. Retire os temperos e os legumes e, se for o caso, limpe a carne de pele e de ossos. Desfie a carne. Derreta a manteiga, adicione a farinha e mexa deixando cozer sem ganhar cor (molho branco). Junte o caldo de uma só vez. Leve este creme à fervura, mexendo sempre. Retire o tacho do fogo e junte a gelatina dissolvida em água fria e bem escorrida. Deixe-a dissolver completamente.

Junte ao preparo a carne cortada, assim como o creme de leite fresco (ou leite) e o suco de limão e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar num prato fundo e em local fresco até que o preparado tenha diminuído de tamanho e solidificado. Divida-o em quatro ou cinco partes iguais.

Forme, com a ajuda de duas colheres,”pãezinhos” compridos, de cerca de 10cm de comprimento. Devem ficar bem lisinhos. Passe os croquetes na farinha de rosca. Se necessário volte a alisá-los e dar-lhes forma. Passe-os depois pelo ovo batido e outra vez na farinha de rosca.

Frite os croquetes no óleo previamente aquecido até ficarem bem corados. Deixe-os escorrer bem e sirva imediatamente. Use a salsa para guarnecer.

Dica: Os croquetes podem ser comidos puros ou num pãozinho. Acompanhados de batatas fritas formam a refeição rápida mais popular da Holanda.

Giô Cecchini disse...

Online galera da comida!

kaposakpos..k duplo sentido..
kkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

DICIONÁRIO DE FRUTAS

Abacaxi - Ananas
Abricó - Abrikoos
Ameixa - Pruim
Amêndoa - Amandel
Amora - Braam
Avelã - Hazelnoot
Banana - Banaan
Caju - Cashewnoot
Castanha - Tamme kastanje
Cereja - Kers
Figo - Vijg
Framboesa - Framboos
Groselha - Aalbes
Laranja - Sinaasappel
Lima - Limoen
Limão - Citroen Maçã - Appel
Maracuja - Passievrucht
Marmelo - Kweepeer
Melancia - Watermeloen
Melão - Meloen
Morangos - Aardbeien
Nêspera - Mispel
Noz - Walnoot
Pera - Peer
Pêssego - Perzik
Pinhão - Pijnappelkern
Romã - Granaatappel
Tamara - Dadel
Tangerina - Mandarijntje
Uvas - Druiven

Unknown disse...

LEGUMES E SALADAS

Abóbora - Pompoen
Agrião - Waterkers
Aipo - Selderij
Alcachofra - Artisjok
Alface - Krop sla
Alho - Knoflook
Aspargo - Asperge
Batata - Aardappel
Beringela - Aubergine
Brocolos - Broccoli
Cebola - Ui
Cenoura - Wortel
Chicoria - Andijvie
Cogumelos - Champignon
Couve-de-bruxelas - Spruit
Couve-flor - Bloemkool
Couve-galega - Boerenkool
Endivia - Brussels lof Ervilhas - Doperwten
Espinafre - Spinazie
Favas - Tuinbonen
Feijão - Bonen
Feijão-branco - Witte bonen
Feijão-encarnado - Bruine bonen
Feijão-frade -Witte met zwart ogen
Feijão-verde - Snijbonen
Grão-de-bico - Grauwe erwt
Milho - Maïs
Pepino - Komkommer
Pimentão - Paprika
Rabanete - Radijs
Salada mista - Gemengde sla
Salada russa - Huzarensla

Unknown disse...

DICIONÁRIO GERAL DE CULINÁRIA

Açúcar - Suiker
Almoço - Lunch
Arroz - Rijst
Azeite - Olijfolie
Azeitonas - Olijven
Bule - de theepot
Colher - Lepel
Conta - de rekening
Faca - Mes
Fumantes - rokers
Frigideira - de pan
Grelhar - roosteren
Garfo - Vork
Garçon - de ober
Jantar - Diner
Manteiga - Boter
Mesa - de tafel
Ovos - Eieren
Pão - Brood
Pagar - betalen
Palito - tandenstoker
Panela - de pot
Polvilho - Tapioca Meel (encontra-se nas lojas orientais Toko)
Pimenta Peper
Prato - Bord, schotel
Refeição - Maaltijd
Receita - het recept
Rolha - de kurk
Sal - Zout
Toalha de mesa - het tafelkleed Bem passado - Goed gaar
Mal passado - Rood
Ao ponto - Medium
Saboroso - Lekker
Leite condensado - gecondeseerd volle melk met suiker

Giô Cecchini disse...

Dicionário?

kaposkaposkapos...

ahhh eu quero uma receita de biscoito holandeeeeeeeeeeees

O.o
pode ser funny cookies?

Unknown disse...

O povo holandês gosta muito de coisas doces, pode-se encontrar sempre receitas de sobremesas nos livros de receitas. Uma guloseima típica da Holanda é o drop , feito de raíz doce, sais, açúcares, aglutinantes e outros aromatizantes. O drop vem em diferentes formatos e cores.

Existem comidas e bebidas de tradições que só se usam em ocasiões especiais. Ao nascer um bebê servem às visitas o "beschuit met muisjes", um biscoito redondo besuntado com mnteiga e decorado com confeitos azuis se for menino e cor de rosa se for menina.

No Dia da Rainha, 30 de abril, bebe-se o Oranjebitter, licor de laranja, de cor condizente com a cor laranja da família real.

Gentee...isso eu já não sei se entra em culinária ou em curiosidade!!

Unknown disse...

kasoskaoaskasoasos....

funny coookies são holandesas???

kasoaksoaskoakoas

Giô Cecchini disse...

kaposkaposkapos...LOGIKO que não..

Mais quem vai saber que não é?
Logiko..se assistirem SCRAP MTV vao saber..

kkk

site de cookies
http://submarina.wordpress.com/2007/04/21/cafe-cookies-e-muito-bate-papo/

Unknown disse...

kosksoaskasokaso...

mas e os biscoitinhos holandeses???

vc nem conseguiu???

to tentando com o consulado...

akokasosaksoa....

Giô Cecchini disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk


beijaaaaaaaaaao

holanda disse...

Arigatou pelos coments!!!!
q legal os costumes alimentares o dicionario das comidas tbm!!!!!!!

Unknown disse...

As especialidades culinárias mais conhecidas dos Países Baixos são o arenque cru, as enguias fumadas e a sopa de ervilhas, sem esquecer os seus queijos, especialmente o Edam e o Gouda.

Unknown disse...

Culinária:
Kroketten, Maatjes, Vla, Poffertjes, Stamppot, alélm de outras delícias locais.
Como qualquer outro país, os Países Baixos têm suas próprias especialidades culinárias. Famosos são os queijos neerlandeses, como Gouda e Edammer. Menos conhecidos são seus croquetes e os maatjes (arenques jovens crus salgados). A cozinha neerlandesa é bastante simples, comem-se muitas batatas e verduras no país. Durante o ano inteiro pode ser encontrada uma grande variedade de pescado. Os neerlandeses tradicionalmente costumam beber cerveja, mas os vinhos estão conquistando terreno rapidamente. Leite é uma das bebidas favoritas, o que talvez explique porque os neerlandeses são um dos povos mais altos do mundo, tendo os homens uma altura média de 1,84 m e as mulheres 1,78 m. A vida neerlandesa seria inimaginável sem a presença do chocolate. Amsterdã tem os maiores armazéns de cacau do mundo.

Os neerlandeses também gostam muito de vla (um pudim cremoso) e de poffertjes (uma espécie de pequenas panquecas com açúcar refinado). Muito típicos são os drops um tipo de bala salgada que tem alcaçuz como ingrediente. Junto com os escandinavos os neerlandeses são grandes consumidores de café. No que diz respeito ao chá, os neerlandeses seguem os ingleses de perto. Quando há café ou chá, raramente falta um pedaço de torta de maçã, com creme de chantilly. Não há restaurante nos Países Baixos que não ofereça essa opção no menu.
Outros pratos típicos neerlandeses são a sopa de ervilhas, com outros legumes e verduras, pedacinhos de bacon e lingüiça, ideal para o inverno; o stamppot, feito com purê de batatas e legumes, servido com carne refogada e gravy; poffertjes, pequenas panquecas redondas, servidas com manteiga derretida e açúcar de confeiteiro; o speculaas, o cookie nacional mais popular, feitos com bastante gengibre.
Graças às grandes comunidades indonésias, chinesas, turcas, surinamesas e italianas há muitas alternativas culinárias. Vegetarianos não encontram muitas opções, mas a maioria dos restaurantes oferece pelo menos um prato sem carne. O fast food nacional é frites (batatas fritas). Se você pedir frites met (fritas com), elas virão com maionese. Kroketten (croquetes) e outros tipos de petiscos quentes podem ser comprados em máquinas, à la Jetsons. Cerveja é a bebida nacional, servida gelada e com muito colarinho que, de acordo com a Heineken, serve para manter o gás e o sabor. Cervejas belgas com até o triplo de teor alcoólico são muito populares nos Países Baixos.

Gastronomia
Grande parte dos pratos neerlandeses tem a batata como ingrediente principal, que geralmente vem acompanhada de carnes e vegetais cozidos. Há grande quantidade de molho de carne sobre os alimentos, e temperos picantes não costumam fazer parte do cardápio. O consumo de laticínios como leite, queijo, requeijão e derivados é bastante comum entre os neerlandeses.

Unknown disse...

COZINHA HOLANDESA

A cozinha holandesa, como verificam os turistas que a conhecem, é verdadeiramente internacional, Existem entretanto alguns pratos característicos dos Países Baixos. Um deles é o arenque salgado, consumido cru. Por tradição, a RAINHA é quem primeiro recebe o"arenque novo" pescado no final de maio. Há varias correntes de opinião relativas à melhor forma de comer arenque, porém a maior parte dos homens , mulheres e crianças holandesas os adquirem em carrocinhas ao ar livre, espetados com um palito e temperados com cebola picadinha.

O mais típico dos pratos holandeses é a grossa sopa de ervilhas tão grossa que pode manter a colher na vertical- a "ERWTENSOEP".
Embora adequada aos frios e chuvosos dias do inverno europeu, pode ser consumida em noites com temperaturaas especialmente baixas, no ameno inverno brasileiro. A receita a seguir foi extraída do livro "THE ART OF DUTCH COOKING "da Condessa van Limburg Stirum, publicado em inglês e distribuido com exclusividade pela editora holandesa Meulenhoff-Bruna B.V.(P.O.Box 197, Amsterdam). É um livro encantador , cujas receitas podem ser recomendadas.

SOPAS
As sopas desempenham importante papel na cozinha holandesa, pois em um clima úmido e frio é agradável iniciar uma refeição com algo quente , Assim sendo, sopas frias ou geladas não figuram no cardápio nacional. Algumas sopas, como a de ervilhas ou a de feijão, representam uma refeição completa. Cozidas lentamente, durante todo um dia, a fogo reduzido, são preparadas de véspera, o que lhes aumenta o sabor. Sobras de vegetais, tais como couve-flor e aspargos, são sempre acrescentadas às sopas, juntamente com a àgua em que foram cozidos. Estas sopas contêm muitas vitaminas e sais minerais, mantendo baixo seu teor de calorias ,

ERWTENSOEP
Uma refeição completa
3 xícaras de ervilhas secas
2 pés de porco
400 gr. de um pedaço de toucinho fresco
3 alhos-porós
2 cebolas
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 xícara de aipo picado (inclusive folhas)
1 raiz de aipo ou aipo-rabano
1 lata de salsichas frankfurt
sal e pimenta a gosto
pumpernickel a gosto
Cozinhe as ervilhas em litro e meio de água até amaciarem; se preciso, passe-as através de peneira. Acrescente os pés de porco lavados, sem tempero, e deixe cozinhar por 2 horas.
Acrecente o pedaço de toucinho. Lave e corte em tirinhas as celolas e os porós. Frite-os em manteiga, acrescentando-os à sopa juntamente com a salsa, a raiz de aipo(picada em cubinhos). Deixe cozer lentamente por 1 hora ou mais. Corte as linguiças
em pedaços e acrescente-as à sopa, com a àgua das latas. Deixe repousar durante a noite. Esquente no dia imediato. Adicione sal e pimenta. Prove. Mexe bem porque a sopa deve ter ficado bastante grossa. Retire o bacon e corte e tiras finas. Sirva estas tiras sobre pedaços de "pumpernickel"ou pão preto, para acompanhar a sopa.

APPELBEIGNETS
Sobremesa leve
3 xícaras mal cheias de farinha de trigo peneirada
1 1/2 xícara de cerveja
1/2 colher de chá de sal

Misturar tudo até formar um líquido espesso. Descansar. À parte, descascar 3 maçãs, retirar o miolo com aparelho próprio; cortar em redelas na espessura de 1 cm. mergulhar cada rodela na massa, escorrer, fritar poucas de cada vez em panela com óleo, até corarem de ambos os lados. Servir ainda quentes polvilhadas com açúcar( e canela, se desejado.)

BOERENKOOL MET WORST
(couve com salsichão)
750 grs. de couve verde ( não é exatamente o mesmo tipo de couve usada na Holanda).
1 1/2 kg. de batatas.
200 grs. de leite, sal , pimenta do reino e 1 salsichão defumado

Pique bem a couve e cozinhe durante meia hora em fogo baixo,em panela tampada, com pouca água e sem sal. Após os primeiros 10 minutos, ponha o salsichão para cozinhar junto. Cozinhe as batatas e amasse-as bem.
Faça um purê com leite, manteiga, sal e pimenta do reino e passe a couve neste purê. Sirva com a salsichão por cima.

HUTSPOT
400 grs. de músculo.
1 folha de louro.
sal
2 kg. de batatas
400 grs. de cebolas
1 1/2 kg. de cenouras
50 grs. de manteiga

Ferva 3/4 de litro de água com sal e a folha de louro. Adicione a carne, deixe cozinhar 1 1/2 horas em fogo baixo.
Descasque as batatas e corte-as em fatias. Limpe as cenouras e corte-as em fatias ; corte as cebolas em lascas
Junte as batata,cenouras, e cebolas à carne e deixe cozinhar por mais meia hora.
Retire a carne, amasse bem as batatas, cenouras e cebolas, adicione pimenta do reino e manteiga. Misture bem. Corte a carne em fatias e ponha por cima do purê.

RECEITAS TRADICIONAIS HOLANDESAS PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

BORSTPLAAT
Caramelos
A tradução literal de "borstplaat" é placa do peito", ninguém sabe ao certo porque É um dos muitos "fondants"típicos de festa de SÃO NICOLAU ( 5 e 6 de dezembro) servido sob as mais variadas formas, tamanhos, sabores e cores . Para os grandes são usadas formas especiais circulares; para os pequenos qualquer tampinha ou cortador serve.

A receita básica , em pequena quantidade para estimular as experiências, gasta apenas uma xícara rasa de açúcar para cada 3 colheres de sopa de água , leite ou creme , 1 colher de chá de manteiga , algumas gotas de essência preferida, e um pouco de corante.

Para "borstplat "de frutas colocar em uma panela sólida o açúcar e o líquido batendo vigorosamente até formar pasta. Aquecer lentamente até ebulição; e
cozinhar em fogo baixo sem mexer até ponto de fio. Tirar do fogo, adicionar a manteiga , a essência de frutas e a anilina. Bater vigorosamente sem voltar ao fogo até que a mistura comece a engrossar e a fazer um ruido crepitante contra a panela. Enrolar pequenas porções em papel impermeável, ou derramar em tampinhas amanteigadas, ou sobre o mármore em uma espessura de 1 cm. . Quando frio , corta e solta facilmente.

O "borstplaat"de CAFÉ é simples.
Use 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 (chá) de manteiga, 1,5 (sopa) de creme e 1,5 de café forte. Nem assência nem corante. Proceda como anteriormente.

Para "borstplaat"de CHOCOLATE adicione 2 colheres (sopa) de chocolate às 3 colheres (sopa ) de açúcar, misture 3 colheres (sopa) de creme e bata bem para eliminar os grumos antes de levar ao fogo.
Termine como manda a receita, adicionando 1 colher (chá) de manteiga e batendo bem.

SPECULAAS - Biscoitos
A palavra "speculaas"é uma corruptela do latim "speculum ", espelho. A massa, tipo "pain d'épices",é prensada em formas esculpidas em madeira- hoje em dia muito procuradas como antiguidades para decoração mural. Desenformada, a massa traz a imagem invertida - ou espelhada do molde - daí o nome. Durante a festa de Sinterklaas e por todo o tempo do Natal, os "speculaas" tradicionais são moldados sob a forma de homen ou mulher, com cerca de dois palmos de comprimento, ou mais, chamados "namorados ". mais modernamente é uso cortar e manipular a massa dos "speculaas" como de fosse um simples biscoito cortando com cálice, moldes próprios, ou simplesmente com faca.

150 grs. de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de leite ou mais para amaciar.
300 grs. de farinha peneirada
1 colher de sopa de canela
1 1/2 colher de sopa (rasa) de noz moscada e gengibre ralados e cravo em pó misturados.
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó.
1 colher de sopa (rasa) de amêndoas ou amendoins moidos
150 grs/ de manteiga

Algumas amêndoas bem limpas, em metades , para decorar.
Dissolver o açúcar noleite, adicionar a farinha, especiarias, sal e fermento. Picar por cima a manteiga gelada. Trabalhar a massa até ficar macia e maneável, sem grudar. Por para gelar a fim de facilitar a manipulação.
Polvilhar a forma de madeira ou alumínio com maisena , cobrindo completamente
a superfície. Apertar firmemente a massa dentro da forma, tirando o excesso com uma faca. As sobras podem ser naturalmente , utilizadas. Desenforme os biscoitos crus sobre tabuleiro untado, enfeitando-os com meias amêndoas onde o desenho permitir.
Quem não possuir formas próprias em feitio de galo, estrela, pinheiro,bonecos etc... , pode simplesmente cortar com cálice ou faca.

Os biscoitos cortados assam em cerca de 15 minutos (350 graus) enquanto que os moldados, por serm mais espessos ( 1 a 2 cm) levam de 30 a 40 minutos em forno regular.
Deixar esfriar antes de guardar , para que se conservem secos.

A TIPICA MESA DO CAFÉ HOLANDESA

Quando deseja oferecer um almoço informal, o melhor que a dona de casa pode fazer é convidar os amigos para um "koffietafel "( cófi-táfêl) bem típico - a " mesa de café" dos holandeses .
Não apenas reduzirá o trabalho de cozinhar a um mínimo como ainda fará boa economia, aproveitando as sobras guardadas na geladeira- bem embrulhadas, naturalmente, para eviatr ressecamento.
A tradição de um "koffietafel" é sua variedade de escolha e possibilidade de infindas combinações, cabendo à dona de casa oferecer aos convivas a mais vasta gama possível de pratos.

Para uma "mesa de café" típica , arrume um centro com frutas naturais da estação. Em uma cesta reuna pãezinhos doces , "croissants"bem crocantes e fatias finas de pão preto, de centeio, de mel e outros.
Prepare três travessas trazendo respectivamente carnes em fatias ( presunto, carne assada, rosbife, salame, salsicha, couriço etc..) ; frutos do mar ( camarões cozidos, salmão e enguias defumados, sardinhas etc...) ; e queijos holandeses ( Edam , Gouda, Leida).
Guarneça-as de forma atraente com tomates , ovos cozidos, folhas de alface e salsa.

A "koffietafel "deve apresentar ainda um sortimento de geléias e pastas de frutas - além de manteiga em temperatura ambiente.
Se houver crianças , é conveniente acrescentar chocolate ou outra guloseima.
Este variado e colorido "buffet"sevirá de centro a uma mesa caprichosamente posta.
Quando os convivas chegarem, sirva um " sherry" bem seco para começar, e mantenha a cafeteira sempre cheia de café quentinho durante todo o tempo- para justificar o nome da tradicional refeição.
Sua genuina e típica "koffietafel " fará o resto.

Nota: O consumo de café , na Holanda , aumenta anualmente em detrimento do chá. Por outro lado, registra-se o maior consumo mundial de sherry, per capita.

Jun disse...

Por quê a quantidade de comentários sobre a culinária superam todos os outros????

huahuahua...

Alguem já tentou fazer alguma receita???

Leva na escola pra eu provar... =)

Anônimo disse...

RESUMO:
Culinária Holandesa

Produtos locais são os mais usados nas receitas, como produtos lácteos, cereais, carnes, legumes e frutas, o peixe também é parte essencial na gastronomia do país. Famosos são os queijos neerlandeses, croquetes e os maatjes (arenques jovens crus salgados).
A cozinha neerlandesa é bastante simples, comem-se muitas batatas e verduras no país. Há pratos tipicamente holandeses tais como o boerenkool (um tipo de couve), o rookworst (salsicha defumada), borstplaat (pasta de açúcar),
O povo holandês gosta muito de coisas doces, a vida neerlandesa seria inimaginável sem a presença do chocolate. O Speculaas é um cookie nacional bastante popular, feitos com gengibre.
Existem também, comidas e bebidas de tradições que só se usam em ocasiões especiais, como quando nasce um bebê, é servido às visitas o beschuit met muisjes, no Dia da Rainha, (30 de abril), bebe-se o Oranjebitter (licor de laranja).
Holandeses são grandes consumidores de café. No que diz respeito ao chá seguem os ingleses de perto. Quando há café ou chá, raramente falta um pedaço de torta de maçã, com creme de chantilly. Leite é outra das bebidas favoritas do povo holandês.
Nos fins-de-semana, os mercados de queijos pipocam em toda a Holanda. Um típico prato holandês é a grossa sopa de ervilhas erwtensoep.
E assim como na Inglaterra e na Alemanha, as batatas são muito típicas. Em virtude da proximidade com o oceano e a abundância de rios, a culinária holandesa também se destaca com os frutos do mar, um dos peixes mais encontrados é o arenque, que comem com cebola, e é vendido em barracas de ruas.
Outro destaque é, sem dúvida, a pecuária bovina, pela qualidade dos rebanhos de vaca leiteira.

Unknown disse...

Se vocês querem algum comentário pessoal (e não copiado de algum site) sobre a culinária holandesa...
A batata se faz muito presente. É a base da culinária e tem a mesma presença do " arroz e feijão" dos brasileiros.
O Wortel Stamppot ou Hutspot conforme postado por algum, é um dos mais tradicionais (e deliciosos) pratos holandeses, surprendendo pela simplicidade e pelo incrível sabor. Sugiro uma variação trocando a carne por Bacon (spek) frito e crocante, adicionado ao final.
Acho que ninguem mencionou o Frikandel, um dos lanches/fast food mais consumido na Holanda. É semelhante ao Hot Dog, geralmente composto por uma linguiça fina, cebola crua e maionese.
Embora alguns sites digam que a refeição mais importante dos Holandeses é o jantar, as familias mais tradicionais seguem um ditado que diz que deve-se tomar café da manhã como um rei, almoçar como um nobre e jantar como um pebleu. Muitas familias holandeses comem pão no jantar.
Acho que ninguem mencionou tambem a bebida Boeren Jongens, feita com jenver, uva passas e especiarias como cravo e canela, que deve ser reservado por 2 meses antes de servir.
Ainda falando de cervejas, ninguem mencionou a cerveja trapista chamada La Trappe, produzida por monges trapistas no monasterio de Ons Lieve Vrouw van Koningshoeven, ou a excelente cerveja Tilburg's, 8.6 , Hollandia e muitas outras.
Aqueles que quiserem conhecer um pouco mais da cultura holandesa e não podem viajar até os Paises Baixos... podem visitar a cidade de Holambra no estado de São Paulo, Brasil. A arquitetura, gastronomia e cultura holandesa se faz presente por toda a cidade.
Ahhhhhhhhhhhhhhhh
Outra grande influencia da Holanda é a Indonésia que foi colonia holandesa. Portanto encontra-se em seus pratos típicos algumas influencias indonesianas como por exemplo no Nasi Goreng, Bami Goreng, Satay etc.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Alguém sabe me dizer se existe uma bebida tipica da Holanda q não tenha álcool?